quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Panis et circencis



Escreverei sobre a falta de rumo em todos os sentidos, sobre o desalento e até a descrença:
Sabemos que, todos os dias, somos roubados. Que as coisas não vão bem. Sabemos juntos que o preço da carne subiu, e o nosso salário não acompanhou.
Juntos sabemos que as calotas polares estão derretendo depressa, sabemos que a culpa é de nossos desodorantes com aerossol, e ainda sim os usamos.
Sabemos que há fome por todos os lados, e que já falta Deus em nossos corações, Juntos acreditamos que não podemos mais. Que tudo está perdido. Faltam caminhos para os nossos pés.
Há miséria, há corrupção, descaramento, hipocrisia, covardia, e outros tantos “ias”, há saudade, há melindres e traumas. Tudo existe até esperança.
Então votamos, torcemos, elegemos, acreditamos e voltamos a comemorar: Comemoramos o fim das guerras, comemoramos o dólar que cai, comemoramos a morte de Hitler e Sadan, o futebol, o samba, a bunda na TV, o último capitulo da novela das oito.
É quando nos conformamos: não temos furacões, nem Tsunamis, não temos atentados homéricos, nem etnofobia. Não temos memória.
E nossos aviões continuam a cair, nossos sertões continuam com sede, mas não podemos parar.
A vida bate na janela do carro pedindo “o do pão”, não abriremos, havemos de seguir, para que não sejamos nós amanhã, com os dedos no vidro.
Seguimos cegos, surdos, mudos, loucos de revolta e borrados de medo. E desse momento em diante somos assaltados: nos levam o dinheiro, a moral, a esperança.
Então, ou escrevemos um manifesto triste para um comunicado de faculdade, pedindo ajuda para o mundo, ou ligamos a televisão e aceitamos viver em um mundo escrito por Manoel Carlos.

7 comentários:

Lívia Mendes disse...

� muito mais f�cil viver se escondendo do que aceitar a realidade. infelizmente isso acontece com quase todos os brasileiros!

texto muuuuito bom marciusco, parab�ns!!
=***

Guto Lobato disse...

hahaaaaaaaaaaaaaaaaa

já tinha visto esse texto no comunicado.. sem comentários, né, marcito?? DO CARALHO! =D

Bruno Miranda disse...

Rapaz, são "n" problemas que passam "despercebidos" por nossos olhos. O grande problema de nós, seres humanos, é que estamos habituados a não fazer nada enquanto não somos diretamente atingidos. Juramos que se o governo do país está do jeito que está é culpa dos governantes e de ninguém mais, porém, quem os elegeu? E por ai vai... Gostei do reclame.

Abraços, Márcio.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

E nem isso, não, companheiro? Afinal, olhar pra onde? O óbvio é turvo, e nossos olhos estão imprestáveis de tantas estéticas e de nenhum olhar. Contudo, seguimos, tentando aproximar nosso cantar vagabundo daqueles que velam pela alegria do mundo, indo mais fundo, Tins e Bens e Lenines e Ramis e tais... A liberdade é tátil, amigão, e seu texto acena pra ela, chamando-a, enquanto seu vulto se

Anônimo disse...

anuncia, calado e sorridente. Aliás, tua estética sempre me remete a isso, alguém gritando pra essa senhora. Deus ou algo assim queiram que ela tenha ouvidos... Obrigadão, grande ator que é poeta que é músico que é bailarino. Que é artista, e meu irmão , com muito orgulho.

Camila Barbalho disse...

Ótimo texto. Já tentaste enviar pro Comunicado?

=D

Falando sério, o mundo de Manoel Carlos é muito mais habitável, não?
A cidade é linda, inserida num largo movimento filantrópico-cultural e as pouquíssimas pessoas que sofrem algum tipo de violência são respeitadas e tratadas como mártires.

Estou pensando severamente em mudar meu nome pra Helena.